segunda-feira, 20 de junho de 2011

Relato de como foi à aula sobre discurso direto e indireto


Durante o mês de maio e junho aplicamos o conteúdo de gêneros discursivos para os alunos do 3º ano na biblioteca, em sala de aula e no laboratório de informática focando o discurso direto e indireto. Com ela foi possível explorar as principais características dos mesmos.
A aula foi muito boa, pois os alunos já tinham um certo conhecimento do que era discurso direto.
Fizemos dramatizações em sala usando o discurso direto para compreenderem o porquê desse discurso e em seguida transformamos estas dramatizações em textos usando o discurso indireto.
Tiveram facilidade com as atividades no discurso direto, já com o indireto tiveram um pouco de dificuldade, pois sempre ficava um pouco da fala da personagem, então voltamos às dramatizações onde eles me contavam a história e, assim, perceberam que quando contamos o fato não aparecem às falas.
Na atividade onde tinham que criar um diálogo para as personagens se saíram muito bem, após colocaram este diálogo em uma história que eles criaram usando o discurso direto.
Divertiram-se muito no laboratório de informática usando o programa Hagáquê onde criaram não só uma história em quadrinhos, mas também todo o cenário. Colocamos estas histórias no mural da escola e algumas no blog da escola. (Apenas dois alunos tiveram dificuldades em usar este programa). Em outro momento, em sala de aula, transformaram esta história em quadrinhos em texto com discurso direto. (Futuramente irei usar este texto que criaram para transformá-lo em discurso indireto).
Esta aula pode ser vista no portal do professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário